TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

sexta-feira, 15 de julho de 2011

HEMOCENTRO REGIONAL DE CAMPOS ESTABELECE PARCERIA COM A HEMOBRÁS

O Hemocentro Regional de Campos, que funciona em anexo ao Hospital Ferreira Machado, em Campos, está firmando um convênio com o Hemobrás. Nesta sexta-feira, o presidente da Fundação Dr. João Barcellos Martins (FJBM), Ricardo Madeira, responsável pelo Hemocentro assinou um contrato de parceria com o presidente da Empresa
Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), estatal do Ministério da Saúde, Romulo Maciel Filho.

A Hemobrás, que produzirá medicamentos derivados do sangue a partir de 2014, começou, neste mês de julho, a incentivar 120 hemocentros de todo o Brasil a garantir plasma em quantidade e qualidade suficientes à sua fábrica, em construção em Pernambuco.

Com o objetivo de colaborar com a manutenção da qualidade do plasma e incentivar sua melhoria, a estatal repassará ao Hemocentro a quantia de R$ 20 a R$ 48 para cada litro do insumo que estiver em condições industriais. O Hemocentro recebe cerca de 12 mil doações de sangue por ano e já repassa à Hemobrás o plasma colhido dos doadores que não é usado em transfusão, mas, até então, não recebia apoio da estatal nos custos do processo.

A Hemobrás recebe o plasma do Hemocentro de Campos e de outros serviços e, temporariamente, enquanto sua fábrica não fica pronta, remete-o para transformação em hemoderivados no Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB), na França, seu parceiro de transferência de tecnologia. Uma vez elaborados, os medicamentos albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação VIII e IX são enviados ao Brasil, onde ocorre a distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de milhares de pessoas com hemofilia, imunodeficiência primária, câncer, Aids, cirrose, entre outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário