TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

GOVERNO FEDERAL VAI APOIAR ARTESÃO DO NORTE DO ESTADO DO RIO



O Norte Fluminense possui 13.667 agricultores familiares, 2.225 famílias assentadas e 6 comunidades quilombolas


Artesãs dos grupos rurais produtivos do Norte Fluminense vão receber apoio para se organizar e melhorar as vendas dos seus produtos, através do programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal.

Nesta quarta-feira (14/09) a articuladora do programa, Ana Paula Guimarães, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, conversou com um grupo de mulheres artesãs do Imbé, da microbacia Rio Preto, em Campos, que participam do Rio Rural e produzem artesanato de fibra de bananeira e retalhos de tecidos.

O grupo foi beneficiado pelo Rio Rural para que pudesse iniciar a estruturação de seu negócio. No próximo mês a articuladora volta à região para dar andamento ao processo de identificação dos grupos produtivos e agendamento de oficinas de capacitação.

O Territórios da Cidadania tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre governo federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

REGIÃO
O Território Norte - RJ abrange uma área de 9.755,10 Km² e é composto por nove municípios: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Conceição de Macabu.

A população total do território é de 849.302 habitantes, dos quais 100.716 vivem na área rural, o que corresponde a 11,86% do total. Possui 13.667 agricultores familiares, 2.225 famílias assentadas e 6 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário