TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

INCÊNDIO NA MATA DO CARVÃO


Um incêndio florestal de grandes proporções está atingindo a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba em São Francisco de Itabapoana. Segundo informações da técnica florestal do INEA- Instituto Estadual do Ambiente, Amanda Carneiro de Oliveira, que estava próximo a mata, o incêndio foi descoberto por acaso, numa visita de rotina de fiscalização do INEA na área, na manhã desta quarta-feira, 21, por volta das 8 horas.
Ao Blog do Paulo Noel Amanda disse que equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do INEA estão tentando controlar o fogo. “Já acionamos o Corpo de Bombeiro de Campos, acionamos o INEA do Rio de Janeiro para vir com uma equipe de guarda parque, combate a incêndio florestal”, diz.
Amanda informou ainda que o Corpo de Bombeiro pediu para acionar a Defesa Civil para ver se há necessidade de trazer o helicóptero. “Mas claro que tem que vir um helicóptero, porque o fogo está na parte do brejo e da taboa e só o helicóptero para combater o incêndio”, garantiu Amanda que estava com um rádio comunicação monitorando o incêndio em contato com a equipe do INEA.

Quando chegamos ao local, por volta de meio dia, o cenário conforme as imagens era de destruição e parecia estar fora de controle. A preocupação eram as chamas chegarem à floresta onde estão plantadas árvores de madeira de alto valor econômico como a peroba, o araçá, braúnas e óleo vermelho.

Existe próximo a floresta, dois pontos de incêndio e, segundo a técnica do INEA, com a mudança dos ventos que está instável pode direcionar as chamas para a floresta e causar ainda maior destruição.

Morador há 50 anos no local, Rael das Neves Mendes disse que é difícil acontecer este tipo de incêndio, mas ele atribuiu o incêndio a seca que atinge o local. Não acredita que seja crime criminoso. “Pode acontecer de ter sido uma ponta de cigarro”, diz.

FONTE: BLOG PAULO NOEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário