TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SENTIMENTOS POSITIVOS AJUDAM A PROTEGER O CORAÇÃO

Karina Davidson, autora principal do estudo, sugere que há uma possível relação entre esses sentimentos positivos e a prevenção de doenças cardíacas. Agora, a pesquisadora propõe uma série de testes mais aprofundados para descrever especificamente o que os médicos podem fazer para melhorar a saúde de seus pacientes.

Sentimentos positivos podem ser definidos como emoções prazerosas como felicidade, excitação, entusiasmo e alegria. Apesar disso, pessoas aparentemente felizes podem não ter uma visão tão positiva da vida, o que precisa ser observado.

Durante dez anos, os pesquisadores observaram mais de 1.700 pacientes, monitorando sua saúde cardíaca. No final desse período, aqueles com maiores índices de felicidade (indicados por um teste padrão) tinham 22% menos risco de doenças isquêmicas do coração (como ataque cardíaco ou angina) do que outras pessoas com índices médios de felicidade.

“Temos diversas teorias para essas descobertas. Primeiro, aqueles com uma visão mais positiva da vida têm mais períodos de relaxamento psicológico. Segundo, esses indivíduos se recuperam mais rapidamente de episódios estressantes e não ‘revivem’ esses sentimentos depois de finalizados, o que normalmente leva a um dano psicológico maior. Mas ainda estamos começando a delinear o que realmente acontece", disse Karina.

Os pesquisadores lembram, entretanto, que ainda não se sabe como exatamente esses sentimentos positivos afetam a saúde cardíaca e se há outro fator interferindo conjuntamente. Mas o que já se sabe é que o transtorno depressivo maior e doenças possuem algum tipo de ligação. Terapias que aumentem o sentimento positivo podem contribuir para uma melhora da saúde de pacientes que estejam desenvolvendo a depressão maior e tenham propensão a doenças cardiovasculares, concluem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário