TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

domingo, 13 de agosto de 2017

Polo de atendimento de incidentes com escorpião em São Francisco Secretário estadual de Saúde assegurou a implantação do polo

Mais um benefício conquistado para o município de São Francisco de Itabapoana (SFI) graças ao empenho dos representantes do Governo Francimara. O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, assegurou a implantação do polo para tratamento de incidentes com escorpião em uma reunião solicitada pelos secretários de Saúde, Sebastião Campista, e de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), na cidade do Rio de Janeiro, e contou ainda com a participação do diretor-técnico do Hospital Municipal Manoel Carola, o médico Eber Marins.“A reunião foi bem produtiva e alcançamos o nosso objetivo, pois conseguimos sensibilizar o secretário estadual para implantar o polo avançado no município. Ele se mostrou totalmente sensível e já agendou uma visita ao hospital municipal, para verificar a necessidade de algum tipo de adaptação no ambiente”, confirmou Campista, que ainda falou da conversa que teve com Luiz Antônio.

“Revelamos a incidência de casos em SFI, pois só esse ano já temos registrado 29 casos. Também pontuamos outra preocupação que é a distância que nosso município tem para chegar a Campos, que gira acima de 50 quilômetros. Essa demora prejudica o início do tratamento, pois uma vez diagnosticado, deve ser feito o quanto antes”, ratificou.

Ao ser informada sobre o sucesso da reunião no Rio, a prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos mostrou seu reconhecimento. “Agradeço ao apoio do nosso secretário Estadual de Saúde e da nossa equipe técnica governamental, já que unindo esforços viabilizaram o polo supracitado em nosso município. Sem dúvida alguma, será um ganho considerável para a população são franciscana”, disse a prefeita.

Vital Brazil – Na oportunidade, os secretários também visitaram o Instituto Vital Brazil, um laboratório onde se estuda e produz o soro. A ida ao local objetivou firmar uma parceria com o laboratório e dessa forma trazer os técnicos a São Francisco para que os profissionais tratem da questão referente à prevenção dos incidentes com escorpiões não só com os profissionais de saúde, mas também com as crianças nas escolas.

“Fizemos essa visita ao laboratório porque surgiu um entendimento sobre a necessidade de realizar alguma forma de orientação para as pessoas durante uma conversa que tive com o pesquisador da Fiocruz Cláudio Maurício Vieira quando ele veio em nosso município no mês passado. E eles se mostraram totalmente abertos. Em breve teremos boas notícias”, adiantou Campista.

Ilzomar Soares detalhou outras ações realizadas no instituto. “No Vital Brazil visitamos os serpentários e outros como aracnídeos para conhecer a tecnologia deles, pois o veneno é extraído desses animais para fabricar o soro. Também conversamos com o diretor do serpentário, Cláudio Machado, e o pesquisador da área de aracnídeos Claudio Maurício para futuras inserções científicas e acadêmicas dentro do município são franciscano. Eu já tenho contato com os pesquisadores do Vital Brazil de muitos anos e que bom que agora tivemos a oportunidade”, completou.

Ao final, os secretários municipais receberam um livro autografado pelo professor Aníbal Melgarejo, pesquisador do Instituto Vital Brazil, intitulado “Criando serpentes, salvando vidas”.

Fonte: Ascom-SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário