TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Tuberculose: ação de conscientização em Campos Em Campos, o Programa de Controle da Tuberculose está centralizado no Centro de Referência Augusto Guimarães

O Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose foi instituído pela Lei Estadual nº 5.054/2007, sendo comemorado no dia 06 de agosto. Para marcar a data, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PCT), em parceria com a secretaria municipal de Saúde, vai realizar uma ação para prevenção da doença nesta quinta-feira (10), das 8h às 14h, na Praça do Santíssimo Salvador. O objetivo é alertar a população sobre os sintomas, transmissão, diagnóstico e tratamento da doença.Em Campos, o Programa de Controle da Tuberculose está centralizado no Centro de Referência Augusto Guimarães localizado na Estrada de Santa Rosa s/nº, no Parque Santa Clara, ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG). O telefone é 2726-1100.

— As pessoas são orientadas a chegar o mais cedo possível, sendo que as atividades são iniciadas às 7h, de segunda a sexta-feira. O tratamentosEm Campos, o Programa de Controle da Tuberculose está centralizado no Centro de Referência Augusto Guimarães localizado na Estrada de Santa Rosa s/nº, no Parque Santa Clara, ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG). O telefone é 2726-1100.

— As pessoas são orientadas a chegar o mais cedo possível, sendo que as atividades são iniciadas às 7h, de segunda a sexta-feira. O tratamento é gratuito, sendo realizado por equipe multidisciplinar. Os resultados dos exames que diagnosticam a doença são disponibilizadosO sintomático respiratório, pessoa com tosse e expectoração há mais de 3 semanas, com ou sem catarro, que tenha febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento, deve ser orientado a fazer, com urgência, uma pesquisa de BAAR no escarro (colhido em jejum) e uma radiografia do tórax em PA.

— A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões (80%). É transmitida pelo ar quando o paciente tosse, fala ou espirra. O risco de transmissão da doença é potencializado em locais com maior aglomeração de pessoas. É importante dizer que, após duas semanas de tratamento, o paciente não é mais contaminante, ou seja, ele deixa de transmitir a doença — esclarece Patrícia Meireles, coordenadora médica do PCT.

Qualquer unidade de saúde pode solicitar o exame de escarro e encaminhar o paciente ao Programa Municipal de Controle da Tuberculose. Em Campos, os pacientes diagnosticados são atendidos mensalmente até a cura. Os contatos dos pacientes também são avaliados e, se necessário, tratados.

Conheça mais sobre a doença:

O que é Tuberculose?

A Tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões (80%).

Transmissão
É transmitida pelo ar quando o paciente tosse, fala ou espirra. O risco de transmissão da doença é potencializado em locais com maior aglomeração de pessoas. É importante dizer que após duas semanas de tratamento o paciente não é mais contaminante, ou seja, ele deixa de transmitir a doença.

Sintomas
Os principais sintomas são tosse por mais de três semanas com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre e suor noturno. Qualquer pessoa com estes sintomas deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico e, caso seja confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente de modo que a cadeia de transmissão seja interrompida.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da baciloscopia (exame de escarro) e baseado nos sinais e sintomas relatados pelo paciente, associados a uma radiografia do tórax que mostre alterações compatíveis com tuberculose pulmonar.

Tratamento
Para o Tratamento adequado, basta que os medicamentos sejam tomados na quantidade prescrita, por pelo menos 6 meses e todos os dias, sem interrupção, e que o paciente tenha uma alimentação adequada. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes que tomam os medicamentos de forma irregular correm o risco de resistência às drogas, dificultando a cura da doença.

Fonte: Comunicação PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário