TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Homem comete suicídio em Praça João Pessoa

Um homem de 63 anos, de iniciais D. C. S., foi encontrado morto, pendurado em uma corda no interior da residência onde morava, na manhã deste domingo, 25/02, em Praça João Pessoa, zona rural de São Francisco de Itabapoana.

Foi o irmão da vítima quem avisou ao DPO de Praça João Pessoa que imediatamente enviou uma guarnição para o local, a Rua Projetada E.


O subtenente Bernardes que comanda a Guarnição de Praça João Pessoa, comunicou o fato a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana que solicitou a Defesa Civil o envio do rabecão para remoção do corpo que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, IML.
o irmão de D. C. S., em relato a PM, disse que a vítima estava depressiva e, que de vez em quanto, falava em morrer.Livro “SUICÍDIO E OS DESAFIOS PARA A PSICOLOGIA”, amplia o debate sobre esta tragédia humana.

Este livro é fruto da transcrição dos debates online “Suicídio: uma questão de saúde pública e um desafio para a Psicologia clínica” e “Suicídio: o luto dos sobreviventes”, realizados, respectivamente, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em 24 de julho e no dia 21 agosto de 2013.

O intuito foi chamar atenção para uma situação que retira a vida de milhões de pessoas em todo mundo e que pode ser evitada, especialmente por meio do apoio psicológico para os que atentam contra a própria vida e para aqueles que vivenciam o luto da perda.

Pela audiência dos dois debates, que atingiram 6.804 pontos conectados em todo Brasil, foi possível constatar que suicídio é um assunto que desperta o interesse massivo de psicólogas (os). Foi o maior número de acessos em debates em a toda história do CFP, inclusive na quantidade de perguntas enviadas pelo público, que somaram mais de 350 enviadas aos palestrantes.


O livro “Suicídio e os Desafios para a Psicologia” possui um caráter ainda mais especial por registrar o último texto da psicóloga uruguaia Blanca Susana Werlang, que faleceu no mês de novembro, em decorrência de um câncer. Blanca era doutora em ciências médicas e saúde mental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e uma das participantes do primeiro debate online, cujas palavras sempre serão lembradas no primeiro capítulo desta publicação.

Alem de Werlang, este livro contem as falas dos outros debatedores, o psicólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),
Nilson Berenchtein Netto e a psicóloga e especialista em Psicologia Hospitalar, Soraya Carvalho Rigo, da Bahia, que também falaram sobre o suicídio como uma questão de saúde pública e um desafio para a profissão.

O capítulo sobre o luto dos sobreviventes, tema do segundo debate, contempla as falas do doutor em Psicologia Clinica, Marcelo da Silva Araujo Tavares, do Distrito Federal, da doutora em Psicologia, Lucia Cecilia da Silva, do Paraná, e do PhD em antropologia com ênfase na antropologia médica e etnopsiquiatria, Carlos Coloma, do Mato Grosso do Sul. A força deste trabalho consiste na diversidade das histórias aqui reunidas, incluindo a transcrição das falas dos debatedores até as perguntas feitas pelo público e respondidas pelos especialistas.

Esperamos que este livro sirva de referência para as (os) psicólogas (os) que atuam na área e para ações futuras da Psicologia, pautadas em políticas públicas que busquem dar assistência à questão do suicídio com análises sociais e psicológicas aprofundadas voltadas para dirimir esse tipo de situação.

Aluízio Lopes de Brito
Presidente do CFP

Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, CONSELHOS REGIONAIS DE PSICOLOGIA, CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS.VN

Nenhum comentário:

Postar um comentário