TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Novo poço na localidade de Máquina vai melhorar o abastecimento de água na região norte de SFI






Dando prosseguimento as ações de ampliação e melhorias no sistema de abastecimento de água para os distritos de São Francisco de Itabapoana, o prefeito Beto Azevedo, solicitou da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a perfuração de mais um poço que está sendo aberto na localidade de Máquina. O investimento vai custar a CEDAE mais de 500 mil reais e prevê ainda a reforma e recuperação do poço atual que atende a população dessa região.

O prefeito Beto Azevedo, juntamente com seu secretariado e vereadores da bancada governista, visitou, nesta quarta-feira (25/05), o andamento das obras. Durante a visita o prefeito ressaltou a importância do investimento. “Todos os investimentos já realizados têm a intenção de oferecer além de quantidade, a melhor qualidade de água para a população”, disse o prefeito.

De acordo com o gerente regional da Cedae, Ranieri Felisberto, a Companhia está cumprindo uma determinação do governo. “Em cumprimento a portaria 518 da Vigilância Sanitária que visa fornecer água de boa qualidade, queremos também, em contrapartida, que a população faça a sua parte. Pedimos que todos legalizem sua situação junto a CEDAE até mesmo para futuros estudos”, ressaltou Ranieri.

Das obras

O poço atual possui 130 metros de profundidade e libera cerca de 70 mil litros/hora atendendo as comunidades de Barra, Travessão de Barra e Batelão. Mas nos últimos tempos, a rede vinha apresentando muitos problemas principalmente na qualidade da água.

Com cerca de 150 metros de profundidade e 60 mil litros/hora, o novo poço, quando entrar em operação, vai fornecer água para todas as comunidades do 2º distrito e o poço atual entrará em obras de recuperação. Depois de recuperado, a captação do antigo poço cairá para 40 mil litros/hora e os técnicos da Cedae garantem que uma menor captação vai melhorar a qualidade da água fornecida para Barra do Itabapoana. Já o novo reservatório fornecerá água para Travessão de Barra e Batelão, além de ter o abastecimento ampliado até Praça João Pessoa. A previsão é de que a nova rede alcance um raio de 8 mil metros de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário