TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

terça-feira, 7 de junho de 2011

INSÔNIA PODE SER CAUSADA POR ESTRESSE EXCESSIVO

Se você frequentemente luta para adormecer ou acorda no meio da noite e não consegue volta a dormir, provavelmente sofre de insônia. Esta é uma condição potencialmente grave e que rouba do seu corpo o descanso que ele necessita para se refazer física, mental e emocionalmente. Uma forma típica de insônia ocorre quando você acorda durante a noite, percebe que está "ligado" enquanto deveria estar dormindo e, em seguida, fica ansioso porque prevê que o dia seguinte será longo. A ansiedade inunda o organismo com adrenalina e deixa o corpo pronto para ação, o oposto que você necessita para um sono reparador. Muitas pessoas não dão importância para episódios assim, mas a falta de sono pode causar problemas sérios.

O estresse é uma das principais causas de alteração do padrão do sono levando tanto à insônia aguda como a crônica. Ele pode ser causado por pressões no trabalho, obrigações familiares, problemas de saúde, depressão, ansiedade, entre outras coisas. Pesquisadores já mostraram que o estresse cria incoerência entre os ritmos do coração e, quando nosso coração fica fora de sincronia, os padrões normais de sono podem ser alterados. Além da adrenalina, o cortisol é outro hormônio liberado pelas glândulas suprarenais que, quando em excesso, mina o sistema imunológico, piora a sua memória e facilita o ganho de peso.
A respiração funciona como uma verdadeira ponte entre a mente e o corpo e é por isso que, através dela, podemos aprender facilmente a driblar sintomas de ansiedade a até dormir melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário