TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

terça-feira, 16 de agosto de 2011

SFI TEM PRIMEIRA COOPERATIVA COM CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA DO PAÍS

Um grupo composto de 28 artesãos do município de São Francisco de Itabapoana/RJ conquistou, recentemente, a certificação e se tornou a primeira cooperativa de taboa certificada no Brasil: a COOPTABOA. O Certificado Original e o Selo de Qualidade foram entregues à presidente da cooperativa, Shirley Jardim, durante a abertura da Feira do Comércio e Artesanato (FECOARTE), realizada em julho.



O Selo de Qualidade é a confirmação de que o produto é 100% natural e orgânico, com manejo sustentável, ou seja, ecologicamente correto. A certificação garante à cooperativa a possibilidade de avançar nas vendas para o mercado internacional.



O certificado foi fornecido pela ECOCERT, empresa de origem francesa que está no Brasil desde 2001, realizando certificações. O Sebrae/RJ pagou e doou a certificação para a cooperativa. Segundo o Gerente Regional do Sebrae, Gilberto Reis, desde 2009 os analistas acompanharam o desenvolvimento do trabalho dos artesãos. "Como o grupo amadureceu e evoluiu muito, o Sebrae entendeu que eles mereciam o certificado para ampliar sua rede mercadológica", afirmou Gilberto.



Desde sua fundação (2009), a cooperativa tem utilizado a taboa como matéria-prima para a confecção dos artesanatos. "A maioria das peças é feita com esse tipo de produto", afirma o artesão Manoel Miguel da Silva que se diz realizado no que faz.
O grupo também utiliza outros tipos de materiais como a palha do milho e da costa, a fibra da bananeira, bucha, conchas, junco, couro de cabrito, sementes, escama, couro de peixe, entre outros. Os artesãos aproveitam diversos produtos recicláveis como garrafas pet, filtros de café e pedaços de tecidos.



A presidente da cooperativa faz um balanço das atividades. "Por mês são produzidas aproximadamente duas mil peças. Já comercializamos cerca de 3 mil produtos para a rede Pão-do-Açúcar, quase 4 mil bolsas para a Petrobrás e 87 peças foram para a Rede Globo, sendo 2 bolsas destinadas à novela Ti-ti-ti", lembrou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário