TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

sábado, 16 de abril de 2016

H1N1: Campos tem a 1ª morte confirmada pela Prefeitura

Mais dois casos estão sendo investigados pela Prefeitura, um deles de um bebê
A primeira morte por H1N1 em Campos foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta sexta-feira(15). A vítima é uma mulher ,de 57 anos, que era moradora do Parque Novo Mundo, em Guarus. A morte ocorreu na última sexta-feira (08). A paciente estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM). A informação foi divulgada pelo secretário de saúde, Geraldo Venâncio ,durante entrevista coletiva.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o sistema imunológico dessa paciente já estava baixo e comprometido, em razão de ter apresentado outras doenças, o que supostamente teria favorecido a transmissão pelo vírus H1N1.

MAIS DOIS CASOS – Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Charbell Miguel Kury, mais dois casos suspeitos de gripe H1N1 no município são investigados. São aguardados resultados de exames laboratoriais em quinze dias. Um menino chegou a ficar internado em hospital da rede particular, porém já recebeu alta. Outro menino, de dois anos, também foi internado em um hospital particular e houve diagnóstico de “sintomas de gripe grave”.

A Direção de Vigilância em Saúde está convocando gestantes, crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos, profissionais de saúde, puérperas até 42 dias pós-parto e pacientes com doenças crônicas, que não receberam a vacina antigripal no ano passado, para comparecerem à Secretaria de Saúde. Doze mil doses da vacina versão 2015 ainda estão disponíveis para que essas pessoas possam atualizar o cartão de vacinação e evitar um surto de gripe influenza no município.

O que é Gripe H1N1?

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

Surto 2016

Em 2016 a gripe H1N1 chegou mais cedo ao Brasil. Em março de 2016 o número de casos só no estado de São Paulo superou a quantidade de pessoas doentes em 2015 em todo o país. São 260 casos no Estado até março de 2016, contra 141 no Brasil no ano anterior.

Normalmente a gripe H1N1, assim como os outros tipos de gripe, são bem mais comuns no inverno, mas o surto desta vez começou no verão. Acredita-se que o grande fluxo de pessoas vindas de regiões frias, como Estados Unidos, Canadá e Europa.

Causas

As primeiras formas do vírus H1N1 foram descobertas em porcos, mas as mutações conseguintes o tornaram uma ameaça também aos seres humanos. Como todo vírus considerado novo, para o qual não costumam existir métodos preventivos, o vírus mutante da gripe H1N1 espalhou-se rapidamente pelo mundo.

A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas.É importante ressaltar que, assim como a gripe comum e outras formas da doença, a gripe H1N1 também é altamente contagiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário