TESTER

WEB RÁDIO TROPICAL

terça-feira, 12 de abril de 2016

Três casos suspeitos de gripe H1N1 investigados em Campos; bebê pode estar infectado

Secretaria Municipal de Saúde informa que duas crianças e uma mulher são os casos investigadosSegundo o diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Charbell Miguel Kury, há três casos suspeitos de gripe H1N1 no município. A informação foi divulgada no início da noite desta segunda-feira(11). A Secretaria de Saúde aguarda os resultados de exames em quinze dias e ressaltou que a vacinação contra influenza no município é voltada a grupos prioritários.Dos três casos investigados, dois são de crianças. Um menino chegou a ficar internado em hospital da rede particular, porém já recebeu alta. Outro menino, de dois anos, também foi internado em um hospital particular e houve diagnóstico de “sintomas de gripe grave”. O terceiro caso foi fatal: uma mulher de 57 anos, que era moradora do Parque Novo Mundo, em Guarus, e morreu na última sexta-feira (08) por volta das 22h. A paciente estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM).

A Direção de Vigilância em Saúde está convocando gestantes, crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos, profissionais de saúde, puérperas até 42 dias pós-parto e pacientes com doenças crônicas, que não receberam a vacina antigripal no ano passado, para comparecerem à Secretaria de Saúde. Doze mil doses da vacina versão 2015 ainda estão disponíveis para que essas pessoas possam atualizar o cartão de vacinação e evitar um surto de gripe influenza no município.O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que, ao fazerem esta vacina, não significa que não terão que tomar a nova vacina da campanha de 2016, a partir de 30 de abril, quando terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza deste ano. A Campanha prosseguirá até o dia 20 de maio, sendo o dia 30 de abril o Dia Nacional de Mobilização (Dia D).

Saiba diferenciar os sintomas da gripe comum, H1N1 e dengue

O sintomas da gripe causada pelo vírus H1N1 são mais parecidos com os da dengue do que com os da gripe comum. A gripe do H1N1 e a dengue causam dor de cabeça, dores musculares, cansaço e ardor nos olhos; todos esses sintomas com grande intensidade, além de calafrios frequentes.

Na gripe comum esses sintomas são todos moderados e os calafrios são esporádicos. A dengue provoca manchas avermelhadas no corpo, mas não causa dor de garganta, tosse ou catarro. Já no caso das gripes, não aparecem manchas vermelhas. Na gripe comum a dor de garganta e o catarro são mais intensos que na gripe H1N1, que por sua vez causa mais tosse. O que há de mais diferente entre as três doenças é a febre. Na gripe comum ela fica abaixo dos 38 graus. Na H1N1 ela tem início repentino já com 38 graus. Na dengue, ela fica acima dessa marca.

Recomendações

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus é recomendado:Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;

Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;(Campos 24 horas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário